A guerra fria foi antes de tudo a disputa entre os EUA e a URSS para influenciar o resto do planeta. Estados Unidos queriam que o mundo inteiro fosse capitalista e aberto aos investimentos americanos, a União Soviética queria que o mundo inteiro se tornasse socialista, com partidos comunistas no governo e fieis ás orientações de Moscou.
A guerra fria também foi uma guerra de propaganda, para convencer o mundo de qual seria o melhor sistema para se viver, o capitalistas ou o socialista.
Os filmes de Hollywood, no cinema e na tevê, cativaram bilhões de pessoas no mundo, inclusive no Brasil com imagens maniqueístas (Doutrina do persa Mani ou Manes (séc. III), sobre a qual se criou uma seita religiosa que teve adeptos na Índia, China, África, Itália e S. da Espanha, e segundo a qual o Universo foi criado e é dominado por dois princípios antagônicos e irredutíveis: Deus ou o bem absoluto, e o mal absoluto ou o Diabo.) que mostravam os soviéticos e os comunistas de modo geral como seres humanos malvados. Os filmes soviéticos também apresentavam os cidadãos comuns norte americanos como seres movidos pela ganância do dinheiro e pela vontade de dominar os outros.
Criando um blog com a turma 3 serie 3
Há 15 anos
Seu texto esta muito bom
ResponderExcluir